Alto desempenho pessoal, corporativo e financeiro.
Facebook Twitter

12 3931-5500

12 3922-8935

Você tem lido o manual da sua empresa?

Geralmente ficamos empolgadíssimos cada vez que compramos ou ganhamos algum aparelho com recursos tecnológicos de última geração. Pode ser um carro (com computador de bordo, Bluetooth), uma TV HDTV, um computador ou... um telefone celular.

Qual é a primeira (ou a segunda) coisa que fazemos após recebê-lo?

  1. Lemos o manual, ou
  2. Consultamos algum amigo ou conhecido que tenha um aparelho similar.
 
E porque fazemos isso? Normalmente, todos esses aparelhos têm muitos “segredinhos” que são difíceis de serem descobertos de forma intuitiva. Então, precisamos nos informar para poder tirar o máximo proveito desses recursos.
 

E dentro das empresas, o que sucede?

Ao ser questionado acerca do conhecimento da sua empresa, o empresário, muitas vezes responde dizendo: “Olha, eu sonhei com esta empresa, implementei esse sonho e continuo dirigindo-a. Conheço esta empresa tanto quanto a mim mesmo!”.
 

Será que é isso mesmo que acontece?

 
Se perguntarmos qual será o fluxo de caixa para os próximos seis meses, ou qual é o nível de vendas mínimo (em Reais ou em unidades) para fazer a empresa sustentável, será que todos aqueles que “conhecem a empresa tanto quanto a eles mesmos” estão em condição de responder?
 
A verdade é que muitos pequenos e médios empresários consideram que os registros contábeis são apenas necessários para pagar os impostos ou para obter financiamento no banco e que o contador é aquele “chato” que liga todos os meses pedindo o faturamento e os comprovantes que respaldam os pagamentos e que calcula e imprime as guias para o pago de impostos e contribuições (DARF, GPS, etc.).
 
A informação contábil vai muito além disso: ela é básica para conhecer a empresa “tanto quanto a mim mesmo”. A análise dessa informação é uma ferramenta muito importante para conhecer a marcha da empresa.
 
O conjunto dessas informações é o manual da empresa, que evolui junto com ela, que mostra as mudanças e permite fazer planos futuros apoiados nessa informação. Os números se transformam numa potente ferramenta gerencial. Portanto, a leitura regular desse “manual” é tão importante ou mais do que a leitura do manual do novo telefone celular.
 

Então, você tem lido o manual da sua empresa?

 
 
Autor: Silvio Bianchi

Data: 07/08/2012

© 2008 - 2017 | BSB Alto Desempenho - Finanças - Todos os direitos reservados

Av. Cassiano Ricardo, 601 - Cj. 61 | Edifício The One Office Tower - São José dos Campos, SP
(12) 3931-5500 | (12) 3922-8935

Sites&Cia